Force India já mostrou a "máquina" para a época de 2017!
Vijay Mallya, embora desafiado, não teve papas na língua na apresentação do novo Force India VJM10/Mercedes, com que a equipa atacará a época de 2017, depois de ter obtido a sua melhor classificação de sempre em 2016, com o 4.º lugar no Mundial de Construtores! "Por muita gente que diga que há uma gigantesca barreira para quebrar para entrar no ‘top 3’, não vejo porque não havemos de tentar e estabelecer isso como o nosso objectivo"!
Mas a revelação do novo carro projectado sob a direcção de Andy Green surpreendeu pelo inesperado regresso… dos "narizes aos saltos", com um declive na frente do VJM10 como já não se via desde os famosos "bicos de ornitorrinco" de 2012! Uma frente com uma transição muito mais brusca que as vistas nos três carros já mostrados, embora mantendo o bico "espetado", até de forma bem mais pronunciada, e a "barbatana de tubarão" já vistos nos Williams FW40, Sauber C36 e Renault R.S.17.
Apesar dos bons resultados conseguidos, foi hoje revelado que a Force India abandonou o desenvolvimento do carro do ano passado em Maio, altura em que se concentrou no projecto do VJM10, devendo ter sido das primeiras equipas a virar-se a 100% para o carro deste ano. "É totalmente novo, cerca de 95% das peças são novas", revelou Andy Green. "Começámos verdadeiramente do zero, foi um enorme ‘puzzle’ que tivemos de juntar, mas penso que conseguimos. Agora só queremos vê-lo a andar e saber do que é capaz!".
Com a experiência que já teve no simulador, o mexicano adianta uma comparação bastante curiosa: "Esta nova geração de carros é quase como ir da GP2 para a F1! As forças G que estes carros irão gerar são muito mais altas e os primeiros dias de testes vão ser duros". Daí à preparação física especial para esta época: "Tive de começar a preparação muito mais cedo. Temos de ter a resistência, força mas também ser muito reactivos, estar prontos para qualquer coisa! A parte cardiovascular é importantíssima, bem como a coordenação e o equilíbrio".
As expectativas são que o carro seja muito mais rápido que o do ano passado e que mantenha o lugar de destaque dentro do pelotão. Mas, segundo Vijay Mallya, falta ainda conhecer uma incógnita importante: "A premissa básica das novas regras era tornar as corridas mais excitantes para os fãs e espero que isso se concretize. Com tão elevada carga aerodinâmica, estes carros serão mais rápidos e espero que isso leve a um espectáculo melhor. Mas temos sempre a incógnita dos pneus, o que irá a Pirelli fornecer-nos…".